

Esta é mais uma espécie que possuo nos meus aviários. O esporeiro de palawan (polyplectron emphanum) é originário, como o nome indica, da ilha de Palawan nas Filipinas. É um habitante das florestas tropicais de baixa altitude.
Os esporeiros devem o seu nome ao facto de possuirem vários esporões em cada pata. As posturas destas aves são constituídas por 2 ovos que são incubados pela fêmea enquanto o macho continua os seus chamamentos e danças para atrair novas fêmeas.
O Vídeo que vos mostro é a fase de côrte em que o macho atrai a fêmea para a sua arena oferecendo-lhe comida, nomeadamente insectos ou alguma semente.
Em cativeiro, este género de galiformes caracteriza-se pelos jovens pintos não terem instinto para se alimentar quando nascem, pelo que têm que ser ensinados, aqui reside o maior problema para reproduzir esta belíssima espécie.
Mais uma filmagem e mais uma dança, desta vez do nosso amigo satyr que já anda cada vez mais excitado com a proximidade da época de reprodução.
cumprimentos
Deixo-vos com este video, para vos mostrar a particularidade da sua exibição. Os Tragopans possuem apêndices, ou seja dois cornitos azuis e um babete, que se extende quando a ave está excitada. Normalmente a ave tem os apêndices recolhidos e só quando está exitado é que os inflama.
Este tipo de cortejo é feito sempre detrás de um obstáculo, tendo como objectivo surpreender a sua companheira que se encontra do outro lado.
Neste caso concreto é un Tragopan Teminckii, originário das florestas montanhosas da China, desde a fronteira com a Índia até ao Vietname.